Adriano Moresco, Jazzenhando - outubro 2024
Adriano Moresco, Jazzenhando - outubro 2024
_MORESCO _um artista estelar.
Suas séries em carvão conduzem o espectador a profundidade do seu raciocínio. Com firmeza, traz, inicialmente, riscos imprecisos e contínuos, revelando em formas dinâmicas, criaturas que encontraram meios de despontar, enquanto o artista se entrega em campo magnético |buraco temporal|.
Suas obras são um convite à percepção de universos internos, vistos da terra em projeção ao espaço - são olhos de observação tridimensional, que, na mesma captura, olham para fora e para dentro.
Uma abstração efêmera, mas, irredutível, o que contrasta, diuturno, seu trabalho - um desenho rico, finalizado em carvão |material usado para esboço|- ainda assim, sem medo de ser perdido ou apagado.
Seu tempo é outro... Criaturas em essência, medievais e futuristas soltas em terras distantes das cidades. Introspectivas... contradizem a lógica das eras. Moresco ilumina seus seres, e, traz ao centro a nudez dos olhos humanos que o assistem – os conectando a uma mesma constelação – Embora como espécies, pareçam vizinhas, e se fundam em figuras de imaginário, como as estrelas em observação da terra, sabe-se que se encontram em grande distância. Ele captura o tempo sem o limitar ao ambiente terreno – como lembranças anacrônicas.
Kika Cayser – Jornalista.
_Bio
Artista gaúcho, desenhista e ilustrador nascido em Santiago/RS, Adriano Moresco apresenta trabalhos impactantes em técnica e intuição. Seus ensaios, retratos e obras em carvão natural - material de desenho e esboço mais antigo do mundo - impressionam pela qualidade das transições de uma cor tão intensa. Camadas únicas ou sobrepostas, executadas de forma vigorosa em movimentos contínuos, permitem uma gama de tons, do preto escuro ao cinza claro, detalhando com riqueza sua arte intuitiva.
Apaixonado por astronomia amadora, gatos e boas conversas, radicado em Novo Hamburgo, região metropolitana de Porto Alegre, divide seu tempo entre projetos artísticos, seu estúdio de AIKIDO e o grupo de artistas independentes Jazzenhando.